Música ajuda na alfabetização das criaças, diz pesquisa

Música ajuda na alfabetização das criaças, diz pesquisa

criancas-musica-55-1247-thumb-570

As crianças que têm contato desde cedo com a música desenvolvem mais facilidade para aprender a ler e escrever. A teoria foi comprovada por um estudo organizado pela Universidade Northwestern, nos EUA.

O levantamento analisou pequenos de 9 a 10 anos. A meninada foi dividida em dois grupos e mantida neles por dois anos: um tinha contato direto com música e o outro com os ensinos formais da escola. Assim, os cientistas perceberam que a garotada que aprendeu a tocar algum instrumento musical garantiu uma melhora e facilidade na escrita e leitura, além de conseguiram distinguir sons melhor e potencializaram a própria concentração – principalmente em ambientes agitados.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também realizou um estudo sobre a influência da música na leitura. Em parceria com o Instituto ABCD, os cientistas provaram que a arte também consegue melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes, principalmente no âmbito da leitura.

10 escolas da rede pública de São Paulo foram analisadas pelos pesquisadores da Unifesp. As instituições de ensino foram divididas em dois grupos: um com três aulas semanais de música e outro apenas com ensino formal. Cada escola reuniu 27 estudantes de 8 a 10 anos que tinham problemas com leitura.

As crianças que tiveram contato com música demonstraram mais agilidade para ler e aumentaram gradativamente suas notas na matéria de Português, ao contrário do grupo que não teve nenhum estímulo musical. A análise durou cinco meses.

E se você acha que a música no ensino não é coisa séria, saiba que a lei nº 11.769/2008 diz que a arte é matéria obrigatória do Ensino Básico Brasileiro, para desenvolver a sensibilidade e integração entre as crianças.

Os estímulos musicais também podem ser garantidos dentro de casa. Converse com as crianças e veja se elas têm interesse em aprender um instrumento – procure pelas aulas clássicas de violão, muito comuns entre 8 e 10 anos -, ou mesmo insira no dia a dia diferentes músicas no ambiente familiar.

Deixe que as próprias crianças também tomem conta das pick ups de casa e toquem as músicas que mais gostam. Quanto mais envolvidas, mais interesse pela música os pequenos terão. Não precisa se tornar uma obrigada, mas que sirva de um estímulo.

fonte:http://www.vilamulher.com.br/

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *