Dominar idiomas é um investimento muito eficiente

Dominar idiomas é um investimento muito eficiente

De olho na língua estrangeira: Dominar idiomas é um investimento eficiente para conquistar oportunidades no mercado de trabalho

How  many languages do you speak? Wie viele Sprachen sprechen Sie? Usted domina bien cuántos idiomas? Você fala e domina outros idiomas? Se você conseguiu traduzir a pergunta nas línguas estrangeiras acima, já está saindo na frente no mercado de trabalho, para conquistar oportunidades melhores tanto no Brasil como no exterior.

Especialistas afirmam que o profissional que fala um idioma diferente da língua pátria tem mais chances no mercado competitivo. Prova disso é que o número de brasileiros que estão buscando o domínio de outras línguas está aumentando. Segundo dados da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), associação que reúne as principais instituições que trabalham com cursos, estágios e intercâmbio em outros países, 120 mil brasileiros viajaram com esse objetivo em 2008, contra 86 mil em 2007 e 71 mil em 2006.

Com a globalização e o crescimento das exportações brasileiras, essa necessidade de internacionalização do profissional também se torna urgente. De acordo com George Leal Jamil, doutor em Ciência da Informação e professor do curso de especialização em Gestão Empresarial, do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas, o relacionamento com os mercados internacionais, seja para competição direta ou até mesmo para parcerias, alianças entre entidades e associações em geral, exige o domínio de um idioma para tarefas essenciais como a escrita, conversação e leitura. “O idioma é fundamental também para relacionamentos de alto nível em negociações e contatos com parceiros e clientes. É fato que praticar um idioma permite também que o profissional conheça melhor a cultura de um país, tornando ainda mais apto a se desenvolver, tanto no lado profissional como pessoal.

Mas se engana quem acredita que dominar apenas um idioma é o suficiente. O mercado vem pedindo mais. O professor George Jamil comenta que a exigência pelos idiomas, como por exemplo, o inglês e o espanhol são, praticamente, indispensáveis. Segundo ele, alguns setores, como design de moda, gastronomia, a área da tecnologia, dentre outros, estão com novas frentes de trabalho, por isso é importante que o profissional domine idiomas como os de origem européia, entre eles o francês, italiano e o alemão. “É interessante notar que, devido aos processos de globalização, os brasileiros não só são atuantes na aproximação do Brasil com países do exterior, como também trabalham na função de executivos, prestando serviços em outras partes do mundo, como profissionais do mercado”.

De acordo com o professor, o profissional que tem esse diferencial deve  utilizar o domínio de um segundo e terceiro idioma ao seu favor, avaliando os mercados de trabalho existentes e em potencial, procurando atuar na tradução de obras e textos em geral, que demandem atenção de brasileiros e estrangeiros e desenvolvendo contatos com comunidades praticantes dos idiomas específicos.

Para quem não quer ficar fora do mercado de trabalho e não têm tanta afinidade com idiomas, a dica é estudar com prazer, absorver não “só” um conjunto de regras, mas aproximar-se da cultura representada no idioma falado e estudado. “Isso motivará, sem dúvida, a compreender a cultura de outras terras, de outras gentes,  o que acaba sendo muito gratificante”, afirma George Jamil.

Para fazer a diferença no momento de aprender outro idioma, algumas  dicas são importantes:

• Escolha leituras, anote recados na agenda na outra língua e até troque o idioma de seu celular.
• Mantenha contato com pessoas que falam o idioma e marque encontros com elas.
• Não deixe com que a falta de tempo se torne um empecilho para o aprendizado: determine metas e prazos;
• Para quem participa de cursos, reveja o conteúdo das aulas, sempre que puder.

Fonte: http://www.pucminas.br/

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *